segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Calendário

Êêêê mas que feriado bom em!?

Vim postar um calendário interessante que tem tudo haver com nossa matéria.
Está logo ali do lado em Texto complementar, se você está lendo esse post muito tempo depois o calendário deve estar em textos que já foram estudados.


Fernanda Telles no semestre passado em seu blog disse:

Lançado em 2008 pela agência esponhola Tiempo-BBDO, o Calendário "Las Nuevas Tribus Ubanas" cumpre muito bem aquilo a que se propõe: apresenta, com bom humor e muita criatividade, o estilo de vida e os perfis de consumo identificados em 12 ethos juvenis contemporâneos.

As ilustrações feitas a nanquim e a categorização dos ethos a partir de elementos da cultura material (vestimenta, alimentação, utensílios, armamentos, 'totens') em seus fortes vínculos com a cultura imaterial (fetiches, hábitos, crenças, sistemas de comunicação, fluxos migratórios, manadas, 'tabus') são referencias caricaturais às grandes expedições antropológicas do século XIX.

Mesmo desprovido de intenção científica, não se pode negar que o material acaba assumindo (e reproduzindo) o "olhar" e o discurso antropológicos, o que fica muito claro no convite que faz ao "estranhamento do familiar" e à "familiarização do estranho".

Vale a pena conferir.



Abraçoss ótimo feriado!!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Estatísticas

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Fotos da turma

Antropologia Cultural © 2009. Template por Ana Paula Alves :: Colaboração Dicas Blogger.

TOPO