domingo, 6 de setembro de 2009

Aula de segunda-feira (31/08/2009)

Demoreii mas vim postar a aula segunda rsrsrs que inclusive a matéria caiu na provaa de sexta :p

Falamos na aula de segunda principalmente sobre a Etnografia que achei um texto interessante, retirado do site http://www.grupoescolar.com/materia/o_que_e_a_etnografia.html.


O que é a Etnografia

A palavra “etnografia” deriva da união de dois vocábulos gregos: ethnos ( que significa “povo”) e graphein (que significa “grafia”,”escrita”,”descrição”,ou melhor, “estudo descrito”). Logo, etimologicamente, a etnografia é o estudo descrito de um povo.

Note-se que dizemos “ de um povo “ e não “ do povo”, pois aqui o termo “povo” não é usado no seu significado social ( isto é, não se refere a uma camada social, a uma classe social ) mas sim significando um conjunto de indivíduos unidos entre si por laços comuns de ordem rácica, histórica, cultural, religiosa, social, etc: o povo português, o povo espanhol, o povo brasileiro, etc.

Mais particularmente poderemos dizer que a etnografia é a cuência que estuda e descreve os agregados populacionais. E sendo assim , a etnografia descreve e estuda o povo de um dado país, de uma dada província, de uma dada região, de uma dada comunidade, etc.

A etnografia é uma das várias ciências auxiliares de antropologia. A palavra “antropologia” é , igualmente, composta por dois vocábulos gregos: anthropos ( que significa “homem”, a espécie animal homem ) e logos ( que significa “ conhecimento “ , “ estudo “ ). Portanto a antropologia é a ciência que estuda o homem em geral, o homem total – desde o seu aspecto fisico á sua cultura, á sua maneira de ser e viver, á sua organização social, etc.

Mas, como o homem é um ser duplamente fisico e mental – e, também ,um ser social – a antropologia estuda-o sob esses três aspectos . Há , assim, uma antropologia geral que se divide em dois grandes ramos: a antropologia física e a antropologia cultural ou social. ( há já hoje até alguns antropólogos que consideram que existem paralelamente

Uma antropologia fisíca, uma antropologia cultural e uma antropologia social, fazendo, portanto, uma distinção entre antropo-Logia cultural e antropologia social). Mas, aqui, neste pequeno caderno de divulgação,usaremos a divisão clássica, geralmente aceite, da antropologia geral nos seus dois grandes ramos –antropologia fisica e antropologia cultural – dois ramos, aliás, que

Constituem duas ciências se não diferentes, pelo menos com campos de estudo e objectivos diferentes.

A antropologia física não estuda o físico ( o organismo ) do homem – tarefa e objectivo da medicina – mas sim o seu aspecto físico, ou sej.a , o homem somático, ou melhor ainda, as características físicas particulares a cada raça ou grupo ético: a configuração do esqueleto, o formato do crânio, a maior ou menor abertura do ângulo facial , a cor da pele, a tecitura dos cabelos, a implantação dos maxilares, a maior ou menor abertura e o formato das órbitas oculares, o formato das fossas nasais, a distribuição de adiposidades ,etc.

Em contrapartida, a antropologia cultural --- a que tambem se dá o nome de etnologia --- estuda o homem como produtor e transportador de cultura e ainda a maneira de viver de cada raça ou grupo ético. ( os antropologos que fazem a distinção entre antropologia cultural e antropologia social consideram que a primeira estuda o homem como produtor de cultura, isto é aquilo que ele produz tanto de material como de espiritual, enquanto a segunda estuda o homem como ser social, ou seja, as formas, sociais particulares de cada raça ou grupo étnico).


Ótimo feriado ;D

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Estatísticas

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Fotos da turma

Antropologia Cultural © 2009. Template por Ana Paula Alves :: Colaboração Dicas Blogger.

TOPO