quarta-feira, 5 de maio de 2010

Identidade Nacional


Na última aula tivemos uma explicação sobre a construção da Identidade Nacional Brasileira.
Suas descrições através dos fatos marcantes da história, como também a construção dos símbolos nacionais através da culinária e da cultura, como a feijoada e capoeira. Um exemplo dessa descrição do povo brasileiro feito ao longo das gerações são literaturas como Casa Grande & Senzala e o livro Macunaíma.
Ponto interessante da construção de nossa identidade é a miscigenação de “raças”; negro, branco e índio compondo uma multiplicidade de culturas, comportamentos e tabus adquiridos de fusão de seres humanos com características distintas.
Outra característica que nos marca é com relação à culinária, transformada em identidade do povo brasileiro, mais especificamente à feijoada: o feijão representando os negros, o arroz - os brancos, a couve - nossas riquezas da flora e a laranja nosso ouro tão cobiçado.
E ainda tem a capoeira – luta negra disfarçada de dança para não despertar a curiosidade dos senhores, que foi marginalizada e punida com rigor por uma época e exaltada como dança típica do povo brasileiro, expressão corporal máxima da cultura miscigenada.
Portanto podemos dizer que a “identidade nacional pode ser definida como o conjunto de atributos construídos historicamente do eu com o outro”.

Sobre a imagem: O batizado de Macunaíma de Tarsila do Amaral

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Estatísticas

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Fotos da turma

Antropologia Cultural © 2009. Template por Ana Paula Alves :: Colaboração Dicas Blogger.

TOPO