segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Correção da prova

Hoje a professora entregou as provas, então resolvi postar algumas respostas :)

** PROVA **

“Aqueles que superam os outros em prudência e razão, mesmo que não sejam superiores em força física, aqueles são, por natureza, os senhores; ao contrário, porém, os preguiçosos, os espíritos lentos, mesmo que tenham as forças físicas para cumprir todas as tarefas necessárias, são, por natureza, servos. E é justo e útil que sejam servos, e vemos isso sancionado pela própria lei divina. Tais são as nações bárbaras e desumanas, estranhas à vida civil e aos costumes pacíficos. E será sempre justo e conforme o direito natural que essas pessoas estejam submetidas ao império de príncipes e de nações mais cultas e humanas, de modo que, graças à virtude destas e à prudência de suas leis, eles abandonem a barbárie e se conformem a uma vida mais humana e ao culto da virtude” ( SEPULVEDA [1550], apud: LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. São Paulo, Brasiliense. p. 39)

Considerando o tema e a abordagem apresentados no relato acima, responda:

1) O texto alude aos primórdios da Antropologia, fazendo perceber dois temas que constituíram suas primeiras manifestações, ainda pré-científicas. Identifique um deles e explique suas motivações.

Sugestão de resposta (Ana Paula)

Tema pragmático: Característico aos missionários que vieram para o Brasil, repletos de etnocentrismo. Ou seja, certos que sua cultura é melhor que as demais e somente a cultura deles era a correta. Portanto os “primitivos” deveriam ser ensinados a cultura européia. A idéia era de exploração dessas “pessoas inferiores” e essas precisavam de ajuda para se desenvolver. Passando por cima de toda a história e crença dos indígenas, sem levar em consideração sua gênese e formação.
Tinham a visão que esses nativos além de seres inferiores eram violentos e precisavam ser civilizados, não eram capazes de cuidarem de si mesmos.


Alguém se propõe a falar sobre o tema romântico para eu postar aqui?

2) A concepção político-cultural predominante no texto é Relativista ou Etnocêntrica? Justifique.

Etnocêntrica, pois ...

Vou aguardar alguém me mandar rsrsrsr, por favoreee genti colaborem com a correção com suas próprias respostas!

3) Por uma perspectiva funcionalista, o parecer emitido no relato seria considerado isento de valor antropológico, já que é claro o descumprimento de determinadas condições. Identifique duas destas condições que Malinowski caracteriza como indispensáveis à prática antropológica.

Possíveis respostas:
• Convivência com o povo pesquisado por no mínimo um ano
• Conhecer a cultura em sua totalidade (crenças, costumes, ritos ...), sem julgar se é melhor ou pior que outras (comparação controlada).


Outras respostas?

4) Agora, elabore uma breve análise dos principais aspectos do relato de Sepúlveda, adotando a perspectiva da Escola Cultura Americana.

Reposta do Júnior:
O trecho começa infligindo uma característica importantíssima do culturalismo, que deve prevalecer o relativismo cultural e não o etnocentrismo.
Nenhum ser humano deve ser tratado como incapaz e muito menos devemos tomar uma cultura como superior a outra, e nenhuma cultura deve ser comparada à outra.
É preciso haver um conhecimento da outra cultura para assim gerar conclusões verdadeiras sobre um povo.
Essa visão Romântica é inaceitável para o culturalimos, pois todo ser humano e toda cultura são totalmente capazes.
No texto podemos perceber doses de pragmatismo. Para o culturalismo toda cultura é digna de respeito, e a única coisa de interesse real e o total conhecimento desta. Esse conhecimento deve ser total e partir de suas origens e não ser um conhecimento apenas superficial para não dar margem a distorções na imagem cultural e histórica de um povo.


Qualquer resposta que queiram compartilhar deixe um comentário ;D

Abraçoss e boa noite!!

5 Comentários:

Junior Rodran disse...

Aeee eficiência é o seu sobrenome... Muito bom meu bem, esse blog é sem dúvida o mais completo!!
Meus parabéns!!!

Estante Pessoal disse...

Pessoas de fato o segredo é prestar atenção nas aulas. A Prova tara razoável.
Um abraço

ARIANA APARECIDA REZENDE disse...

Gostei muito dessa prova, estava bem razoável mesmo.
Bjuss

Psicologia em Comunicação disse...

Resposta da 1, afinal eu acertei elaaaaaa


A motivacao gira em torno do ~salvar a alma~ ou seja, ainda com um etnocentrismom, ajudar o outro porquel ele eh incapaz.



PARABENS PELO BLOG

PAULINHA VC EH MEU EXEMPLO

BJOKAAAA

ENTREM EM

http://psicologiaemcomunicacaouniube.blogspot.com/

Anônimo disse...

menina do céu. Antropologia é a a treva. Não consigo compreender nada. Farei prova na proxima semana e pelo andar da carruagem, entregarei em branco. Estou num bloqueio fenomenal.

Postar um comentário

Estatísticas

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Fotos da turma

Antropologia Cultural © 2009. Template por Ana Paula Alves :: Colaboração Dicas Blogger.

TOPO